Menu Mobile

Conteúdo da página

Em 2002, XVIII Conferência Nacional trouxe cidadania, ética e Estado

segunda-feira, 15 de setembro de 2014 às 11h08

Brasília – Em 2002, Salvador foi a casa da XVIII Conferência Nacional dos Advogados, evento que chega à edição XXII em outubro deste ano, no Rio de Janeiro. Naquele começo de milênio, o mundo jurídico reuniu-se para debater o tema “Cidadania, Ética e Estado”. A abertura da Conferência foi transmitida ao vivo pela TV pela primeira vez.

A XVIII Conferência apresentou três conferências magnas, intituladas “O Direito e a Globalização”, “Ética, Advocacia e Justiça” e “Advocacia Criminal – Escola de Cidadania”. O evento contou com uma gama variada de palestras, conferências e debates, envolvendo múltiplos pontos de vista sobre a sociedade brasileira em geral e o mundo jurídico em particular, levando a OAB ao papel de um dos guias na construção do Estado Democrático de Direito.

Na “Carta de Salvador”, proferida ao fim da XVIII Conferência Nacional dos Advogados, a OAB, na voz de seu então presidente Rubens Approbato Machado, conclamou os advogados e a sociedade civil a lutar pela viabilização de um pacto social que teria por objetivo a moralidade na condução dos negócios públicos, a retomada do desenvolvimento, a segurança da população e o combate à exclusão social.

Durante a Conferência de 2002, o jurista Evandro Lins e Silva recebeu dois prêmios internacionais: da UNESCO, na categoria de Direitos Humanos, e outro da UIA, por sua trajetória profissional a serviço do Direito e da Justiça.

XXII Conferência Nacional dos Advogados

Maior evento jurídico da América Latina, a XXII Conferência Nacional dos Advogados ocupará o Rio de Janeiro entre os dias 20 e 23 de outubro. O temário geral da Conferência Nacional dos Advogados é constituição democrática e efetivação dos direitos. Serão 40 painéis com mais de 250 palestrantes de diversos países, além de eventos paralelos, encontros, bate-papos e uma feira jurídica. A programação completa da Conferência está neste link. Neste outro link está a programação com horários e locais. As inscrições continuam abertas e os participantes têm desconto em voos e hotéis no Rio de Janeiro.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres