Menu Mobile

Conteúdo da página

Em 94, Direitos Humanos pautaram XV Conferência Nacional dos Advogados

sexta-feira, 5 de setembro de 2014 às 14h09

Brasília – Entre 4 e 8 de setembro de 1994, o mundo jurídico reuniu-se em Foz do Iguaçu, no Paraná, para a XV Conferência Nacional dos Advogados, que naquele ano reuniu cerca de 4 mil pessoas. A atuação da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil foi o grande destaque do encontro. A XXII Conferência Nacional será em outubro deste ano, no Rio de Janeiro.

Além das várias conferências ligadas ao tema, a Comissão de Direitos Humanos da OAB criou durante a XV Conferência Nacional a Associação das Vítimas da Imprensa Anti-Ética. O grupo tinha por finalidade exigir dos meios de comunicação o cumprimento da lei, evitando pré-julgamentos, invasão de competências e condenações sem provas. O jurista Fábio Konder Comparato sugeriu a criação de um Conselho Nacional de Ética para ações preventivas e conscientizadoras.

A Comissão de Direitos Humanos também convocou uma delegação para investigar as acusações sobre prisões irregulares de cidadãos brasileiros em Cidade do Leste, no Paraguai. As denúncias alertavam que brasileiros estariam sendo aprisionados sem qualquer direito a defesa e sem conhecimento de causa. Ao fim da XV Conferência Nacional, advogados brasileiros e paraguaios estabeleceram acordo em que ambas as partes comprometeram-se a garantir os direitos humanos dos presos nos dois países.

Ao reunir 4 mil pessoas em Foz do Iguaçu, a XV Conferência Nacional dos Advogados foi saudada como o maior evento jurídico do país até então. O evento foi coordenado por José Roberto Batochio, então presidente do Conselho Federal da OAB. Segundo Beinuz Szmukler, que presidia a Associação Americana de Juristas, o encontro pôs a OAB na posição de vanguarda na luta por uma democracia legítima, autêntica, “que implica a participação popular e a formulação e execução das políticas e, sobretudo, a recuperação da ética na vida pública, o que é indispensável no processo democrático”.

XXII Conferência Nacional dos Advogados

Maior evento jurídico, a XXII Conferência Nacional dos Advogados ocupará o Rio de Janeiro entre os dias 20 e 23 de outubro. O temário geral da Conferência Nacional dos Advogados é constituição democrática e efetivação dos direitos. Serão 40 painéis com mais de 250 palestrantes de diversos países, além de eventos paralelos, encontros, bate-papos e uma feira jurídica. A programação completa da Conferência está neste link. Neste outro link está a programação com horários e locais. As inscrições continuam abertas e os participantes tem desconto em voos e hotéis no Rio de Janeiro.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres