Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB presente à posse da presidência do Superior Tribunal de Justiça

terça-feira, 2 de setembro de 2014 às 07h52

Brasília – O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, esteve presente à solenidade de posse dos ministros Francisco Falcão e Laurita Vaz, respectivamente, na presidência e vice-presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do Conselho Federal da Justiça (CJF). Eles estarão à frente do Tribunal da Cidadania no biênio 2014-2016.

Marcus Vinicius dividiu a mesa de honra da cerimônia com o ministro Félix Fischer, que posteriormente foi substituído por Francisco Falcão; o decano do STJ, ministro Ari Pargendler; os presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski; da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves; do Senado Federal, Renan Calheiros; o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo; e o procurador-geral da República, Rodrigo Janot.

Em seu pronunciamento, o presidente nacional da OAB lembrou a importância da boa convivência entre advogados e juízes.“Como corregedor-geral de Justiça, o ministro Francisco Falcão revelou-se um exemplo de parceiro na garantia do cumprimento e da manutenção das prerrogativas profissionais, sendo um defensor da valorização do advogado como instrumento de fortalecimento e respeito do cidadão. As garantias do exercício de advogados e magistrados são complementares. Respeito, cortesia e urbanidade devem presidir a relação entre essas duas funções essenciais. As fraternas relações entre a OAB e o STJ estão mais fortalecidas”, disse.

O novo presidente do STJ, que é oriundo do Quinto Constitucional, ressaltou a essencialidade de uma Justiça mais célere. “Tanto a sociedade como nós magistrados cobramos uma Justiça rápida, eficaz. Mas, convém deixar bem claro que a responsabilidade pela morosidade e as formas para superá-la não devem ficar à conta exclusiva deste Poder. Não podemos esquecer que as imprescindíveis reformas legislativas e os meios viabilizadores dependem da direta colaboração de outros parceiros de jornada democrática, o Legislativo e o Executivo. Estamos à espera da chegada dos novos Códigos de Processo Civil e de Processo Penal que trazem mudanças e inovações que certamente contribuirão para uma mais rápida e eficaz tramitação dos processos”, encerrou Falcão.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres