Menu Mobile

Conteúdo da página

Com governador do CE na mesa, começa Encontro dos Advogados do Sertão

quinta-feira, 15 de maio de 2014 às 22h29

    Juazeiro do Norte (CE) – “O advogado sertanejo é um herói em seu ofício”. Foi com essas palavras que Marcus Vinicius Furtado Coêlho, presidente do Conselho Federal da OAB, deu as boas vindas ao público na abertura do I Encontro Nacional dos Advogados do Sertão. O evento – que volta as atenções à advocacia dos interiores do Brasil – vai até a próxima sexta-feira (16) e reúne advogados de todo o Nordeste brasileiro e também de outras regiões do País. O governador do Ceará, Cid Gomes, compôs a mesa de abertura do evento.

Marcus Vinicius conduziu os trabalhos da mesa, acompanhado, além do governador, por Pedro Henrique Braga Reynaldo Alves, presidente da OAB-PE e coordenador cultural do evento; de Antonio Oneildo Ferreira, diretor-tesoureiro da OAB Nacional e coordenador nacional do evento; de Valdetário Andrade Monteiro, presidente da OAB-CE e coordenador técnico do evento, entre outras autoridades. Além dos advogados, também estiveram presentes estudantes, deputados estaduais, federais, vereadores e prefeitos de outros municípios vizinhos.

O hino nacional brasileiro foi executado ao som de um acordeom – instrumento característico da região Nordeste – e cantado pelo coral da OAB Ceará. Geraldo Amâncio – cantor, poeta, escritor e violeiro cearense – recepcionou o público no auditório. “Quero agradecer àqueles que pensaram em trazer a viola, que é uma das principais linguagens do povo e uma forma de expressão que traduz o sentimento da alma. O primeiro repentista do Brasil foi um advogado, formado em Portugal, Gregório de Matos Guerra. Estou em casa, estou feliz e quero que os senhores também estejam”, disse, emendando versos em rima bem humorados sobre a vida do advogado. Em seguida, foi a vez da poetisa Mariana Teles homenagear a advocacia.  

Em seu pronunciamento de abertura, Marcus Vinicius ressaltou a importância do evento sediado no sertão do Cariri. “Partimos da premissa de que um advogado valorizado significa um cidadão respeitado. E é nos sertões do nosso País, nos interiores, nos semiáridos e veredas Brasil afora que vemos, infelizmente, a mais notória falta de estrutura para o advogado trabalhar. Aqui debateremos esses aspectos e peculiaridades. A OAB é a voz constitucional do cidadão, dona de um compromisso inabalável com a afirmação da supremacia de nossa Carta Magna. Vamos onde o advogado estiver, para bem conhecermos os aspectos de seu trabalho”, frisou o presidente da OAB Nacional, que recebeu dos presidentes da Câmara dos Vereadores do Crato e de Juazeiro do Norte, respectivamente, os títulos de cidadão honorário dos dois municípios.

O governador Cid Gomes, por sua vez, exaltou a realização do I Encontro dos Advogados do Sertão em solo cearense. “É uma honra e um privilégio receber em nosso estado, ainda por cima fora da capital, um evento desta magnitude. Meu pai e meu irmão mais velho eram advogados, e eu, engenheiro, um dia ainda terei coragem de também desbravar os caminhos do Direito. A OAB contribui com fervor para uma sociedade melhor, resgatando e dignificando a trajetória dos milhares de advogados brasileiros, trazendo justiça e dignidade à nossa gente”, exaltou.

“O sertanejo é uma fortaleza”

Valdetário Monteiro agradeceu à OAB Nacional pela iniciativa de sediar um evento especial para o sertão brasileiro. “De tudo o que a OAB já fez nesses 80 anos, faltava um olhar mais específico e carinhoso para o advogado que milita nos interiores, nos sertões. Mas vejam bem: faltava. Hoje a minha certeza é a de que este evento será um marco quanto à forma de se enxergar a advocacia feita em grande parte do Brasil”, disse o presidente da OAB-CE.

Em nome da OAB-PE, o presidente Pedro Henrique Braga Reynaldo Alves lembrou a determinação do advogado do interior. “Euclides da Cunha vaticinou que o sertanejo é, antes de tudo, um forte. Se a advocacia é um ofício para os fortes, o advogado sertanejo, então, é uma fortaleza. A advocacia é amante da liberdade, e assim deve ser o advogado. A desigualdade não pode ter vez em uma sociedade que se baliza por uma Constituição democrática como a nossa. Eventos como este se prestam a nos unir e fortalecer nessa construção de uma catedral imaginária a nos proteger sempre em nossa profissão”, afirmou.

Marcos Maírton, poeta, cearense e juiz federal, apresentou seu livro 100 Dúvidas de Português, feito com versos e rimas para explicar a língua pátria. “Eu que implantei a Justiça Federal no Cariri. Mas curiosamente o que me trouxe aqui hoje foi a poesia. Não sou um juiz poeta, sou um poeta juiz. Meu livro distingue situações que o advogado usa no dia a dia, palavras homônimas ou somente parecidas. Mandato e mandado, remissão e remição, despercebido e desapercebido, infringir e infligir, entre muitas outras”, enumerou.

Censo dos advogados

Após os pronunciamentos de abertura, o presidente Marcus Vinicius Furtado Coêlho abordou os Aspectos Geográficos e Históricos para a Cultura do Sertão na conferência magna de abertura do encontro. “Sertão é algo de dentro da gente. Geógrafos, historiadores, poetas, repentistas... todos buscam conceituar o sertão de alguma forma, e todos conseguem ao seu modo. É muito mais pela vivência do que pela leitura, é sentimento e lembrança viva. Sou o primeiro presidente da OAB Nacional filho do sertão nordestino, que trago comigo não só meu Piauí e meu Maranhão, mas todo o Nordeste brasileiro. O sertão não é só geográfico, é simbólico. E nosso Nordeste não é problema, como muitos insistem em profanar. Somos solução, não podemos aceitar o discurso de que tudo só funciona por causa do centro do Brasil. Somos importantes politicamente, tributariamente, culturalmente, industrialmente e juridicamente, mais do que nunca”, defendeu, aplaudido de pé pelo auditório.

Em primeira mão, Marcus Vinicius anunciou que a OAB Nacional, em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), prepara o primeiro censo dos advogados brasileiros. “Estamos em vias de estudo e negociação para realizarmos, muito em breve, o primeiro censo abordando os advogados brasileiros. Quem somos, como pensamos, o que queremos e aonde desejamos chegar. Merecemos isso, e a OAB vai realizar”, prometeu. Ao final, uma apresentação artística com homenagem dos violeiros à advocacia brasileira, feita pelos maiores repentistas do Brasil. Um coquetel encerrou a noite.

Composição da mesa de abertura

O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, Marcus Vinicius Furtado Coêlho; o governador do Ceará, Cid Ferreira Gomes; o presidente da OAB Ceará, Valdetário Andrade Monteiro; o presidente da OAB Pernambuco, Pedro Henrique Braga Reynaldo Alves; o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Cláudio Pacheco Prates Lamachia; o diretor-tesoureiro do Conselho Federal da OAB, Antonio Oneildo Ferreira; o presidente da OAB Rio de Janeiro, Felipe Santa Cruz; o presidente OAB Rio Grande do Norte, Sergio Eduardo da Costa Freire; a vice-presidente da OAB Piauí, Eduarda Mourão; o presidente da Subseção do Crato, Adérson Feitosa Ferro Terceiro; o presidente da Subseção de Juazeiro do Norte, Clauver Renne Luciano Barreto; o prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos; o prefeito de Juazeiro do Norte, Raimundo Antonio de Macedo; o vice-governador do Ceará, Domingos Gomes de Aguiar Filho; a secretária-geral adjunta da OAB Ceará, Roberta Duarte Vasques; o Membro Honorário Vitalício da OAB, Roberto Antonio Busato; e o presidente do Banco do Nordeste do Brasil, Nelson Antonio de Souza.    

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres