Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB lança documentário sobre Diretas Já

sexta-feira, 25 de abril de 2014 às 17h00

Brasília – O Conselho Federal da OAB apresentou nesta sexta-feira (25) o documentário “Advogados pelas Diretas”, produção que relembra o protagonismo da Ordem no movimento Diretas Já, que tomou conta do país em 1984 pedindo a volta de eleições populares para presidente da República. Nesta data, há 30 anos, a Emenda Dante de Oliveira, que previa a eleição direta, foi derrotada na Câmara dos Deputados, mas também marcou o início do fim da ditadura militar.

“Embora a Emenda não tenha sido aprovada naquele 25 de abril de 1984, a acolhida ao texto foi majoritária e criou o ambiente político propício para eleição de um civil não escolhido pelos ocupantes do poder, mas que era da oposição, Tancredo Neves”, afirmou o presidente do Conselho Federal, Marcus Vinicius Furtado Coêlho. “Brasil deu saltos para redemocratização. Hoje, não se trata de comemorar, mas de registrar e assim celebrar a redemocratização do Brasil. Aquele momento foi essencial.”

O documentário produzido pelo Centro de Memória da OAB apresenta entrevistas com três membros honorários vitalícios do Conselho Federal: Mário Sérgio Duarte Garcia, presidente durante a concepção do Diretas Já e coordenador do movimento popular, Márcio Thomaz Bastos, presidente entre 1987 e 1989, e Marcello Lavenère Machado, que conduziu a OAB Nacional entre 1991 e 1993.

O documentário “Advogados pelas Diretas” junta-se às produções sobre o jurista Raymundo Faoro e sobre Ophir Filgueiras, membro honorário vitalício da OAB. A ordem produzirá vídeos que mostrem a atuação da instituição em momentos-chave da história brasileira.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres