Menu Mobile

Conteúdo da página

Advogados podem parar em defesa de prerrogativas

quarta-feira, 28 de setembro de 2005 às 15h16

Florianópolis (SC), 28/09/2005 - Os advogados de todo o País poderão fazer um dia de paralisação, em defesa das suas prerrogativas constitucionais, caso seja aprovada proposta apresentada hoje (28) pelo presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) da Paraíba, José Mário Porto Júnior. A proposta foi apresentada por ele ao presidente nacional da OAB, Roberto Busato, durante encontro na XIX Conferência Nacional dos Advogados, em Florianópolis. Busato vai submeter a proposta à diretoria da OAB e à Comissão Nacional de Defesa e Valorização da Advocacia.

“Nossa proposta é no sentido de que seja feito um dia nacional de mobilização em defesa das prerrogativas dos advogados, que consistiria na paralisação dos profissionais dessa categoria em todo o Brasil”, informou Porto Júnior ao sair da reunião com Busato. O dirigente da advocacia paraibana sugeriu ainda que a paralisação se dê em frente aos fóruns de Justiça de todo o País, com os advogados trajando preto, como símbolo do protesto.

Para Porto Júnior, o movimento visaria a sensibilizar a sociedade e mostrar, de forma didática, que uma vez atingidas as prerrogativas dos advogados quem sai perdendo é a sociedade como um todo, que estaria sendo violada em seus direitos. O dia de paralisação marcaria também um protesto dos advogados contra as invasões de escritórios, que avaliam como a forma mais freqüente e mais dramática de violação do sigilo profissional e outras prerrogativas da advocacia. A data da paralisação seria marcada pelo Conselho Federal da OAB, em caso de aprovação da proposta, completou o presidente da OAB da Paraíba.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres