Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB: sociedade cobra de Lula explicação sobre corrupção

domingo, 24 de julho de 2005 às 08h20

Brasília, 24/07/2005 - “A sociedade brasileira está hoje ansiosa e angustiada com o arrastar dessa avassaladora crise política e exige que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva venha a público, de viva voz e de forma direta, esclarecer se tinha ou não conhecimento do esquema do PT, tendo como operador o publicitário Marcos Valério, para fraudar os cofres públicos e comprar parlamentares com mensalão”. A afirmação foi feita hoje (24) pelo presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Roberto Busato, lembrando que “a omissão do presidente Lula tem feito muito mal ao País, pois ele tem visto a lama dos escândalos bater às portas de seu gabinete desde fevereiro do ano passado, quando estourou o caso Waldomiro Diniz, ex-assessor do ministro José Dirceu, da Casa Civil”.

Roberto Busato criticou duramente a “postura esquiva” do presidente da República, diante da crise política - que avalia como uma das mais graves da vida republicana brasileira -, “quando não vem a público prestar os esclarecimentos tão exigidos pela opinião pública e prefere continuar fazendo bravatas e apelar para o velho discurso de que as elites estão conspirando contra seu governo”.

“A situação política está se deteriorando, as instituições vão sendo paralisadas e o presidente não vem a público se explicar, o que só faz agravar o quadro; dizer que ninguém pode discutir ética nesse país com ele, nesse momento, soa como algo vazio de significado, quando não como uma piada de mau gosto, pois seu governo e seu partido estão sangrando e o País se encontra à deriva à espera de decisões que aplaquem a crise”.

Busato considerou a crise atual “muito mais avantajada” do que aquela que derrubou o presidente Collor. “Naquele época, foi um pequeno grupo que resolveu assaltar o País; agora, um grupo no governo resolveu assaltar as instituições públicas do país”, enfatizou. Ele assegurou que a OAB vai permanecer alerta, acompanhando as investigações que estão se processando no Congresso Nacional, para que possa tomar as medidas que forem necessárias”. A crise política será discutida na sessão do Conselho Federal da OAB no próximo dia 8, em Brasília .

O presidente da OAB disse lamentar ainda que o presidente Lula venha tomando decisões tardias em relação à crise, permitindo seu agravamento. “Se Lula tivesse, por exemplo, demitido o então ministro da Casa Civl, José Dirceu, desde o surgimento do caso Waldomiro, em fevereiro de 2004 - como sugeriu na época a OAB -, com certeza teria cortado pela raiz uma crise que só se agravou de lá para cá em razão da impunidade e da falta de mão firme do presidente Lula”.

Para Roberto Busato, ao invés de enfrentar os problemas, o que o presidente Lula tem feito é escamotear a crise, promovendo trocas na equipe ministerial sem produzir nenhum aumento de eficácia do setor público, para o governo e o País, “uma vez que as figuras nomeadas não tem currículo superior aos dos que foram demitidos”. Desde a divulgação do escândalo Waldomiro - flagrado pedindo propinas a um bicheiro -, reiterou Busato, “que o governo, em lugar de punir, tem botado panos quentes, pois nesse caso como em outros, abafou, iludiu, tapeou e só deixou crescer essa prática da corrupção numa velocidade inédita no País”.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres