Menu Mobile

Conteúdo da página

Bonavides: terceiro mandato é ditadura constitucional e põe fim à democracia

segunda-feira, 8 de junho de 2009 às 14h54

Rio de Janeiro, 08/06/2009 - O jurista Paulo Bonavides, um dos mais renomados constitucionalistas do País, fez hoje (08) um duro ataque à proposta de re-reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o polêmico terceiro mandato. Em pronunciamento na sessão especial que o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil realiza nesta cidade, Bonavides afirmou que "com o terceiro mandato não se elegerá um presidente da República, mas um ditador constitucional, um caudilho plebiscitado; que sobre as ruínas da República levantará o trono do czarismo imperial e o cadafalso da democracia constitucional".

Medalha Rui Barbosa do Conselho Federal da OAB - a mais alta comenda outorgada pela entidade -, Paulo Bonavides observou que, "como no Brasil o presidente da República parece ter consciência de estadista e não consciência de caudilho, nem vocação de ditador, não deve haver o terceiro mandato". Para ele, a proposta do terceiro mandato para Lula que está sendo articulada no Congresso Nacional "é mais uma vergonhosa iniciativa do Colégio Legislativo da República contra o povo, contra a cidadania e contra a Nação".

O constitucionalista conclamou os conselheiros federais da Ordem dos Advogados do Brasil a defenderem, na esfera política, o que chamou de o mais humano direito dos direitos humanos: "O direito à democracia, direito da quarta geração precisa ser defendido", proclamou. "Democracia com Constituição, na Constituição, pela Constituição; democracia com liberdade, igualdade e fraternidade".

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres