Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB: venda de diploma é efeito colateral de ensino sem qualidade

sexta-feira, 14 de março de 2008 às 16h25

Brasília, 14/03/2008 – “A despreocupação governamental com o importante aspecto da qualidade de ensino permite o surgimento de efeitos colaterais danosos, como a venda de ‘diplomas’ pela Internet, felizmente surpreendidos e coibidos pela Polícia Federal”. A afirmação foi feita pelo presidente em exercício do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Vladimir Rossi Lourenço, ao se referir à operação deflagrada hoje (14) pela Polícia Federal com vistas a desmantelar um esquema de venda de diplomas universitários falsos pela Internet. As investigações que levaram à chamada “Operação Cola” apontam que, entre os diplomas vendidos, estão de direito, medicina, fisioterapia, enfermagem e engenharia. Cada documento custava, em média, R$ 1.800,00.

Na avaliação de Vladimir Lourenço, a qualidade do ensino deve ser prioridade do governo, isso porque o ensino superior no Brasil está perdendo a qualidade em face de inúmeros fatores, sendo o mais importante deles a mercantilização, que tomou conta desse segmento. “É preciso ter presente que quantidade não é e nunca significou sinônimo de qualidade”, afirmou Lourenço, lembrando as recorrentes críticas feitas pela OAB à falta de fiscalização de instituições de ensino de baixa qualidade pelo governo. “O ensino não pode ser simples objeto negocial. A qualidade do ensino é fundamental para a definição do perfil do país que somos e do país que queremos”.

A ação da PF contra a venda de falsos diplomas de ensino superior foi deflagrada em 14 Estados e, até agora, um suspeito de envolvimento no esquema foi preso em Tangará da Serra, em Mato Grosso. A polícia afirma que os clientes solicitavam a confecção do diploma por meio de um fórum de discussões na internet. Além de Mato Grosso, os policiais cumprem os mandados de busca em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Pernambuco, Maranhão, Acre, Pará, Bahia, São Paulo, Rio, Minas Gerais e Paraná.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres