Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB-RJ: ação da Universal na Justiça pode ter sido orquestrada

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008 às 10h29

Brasília, 21/02/2008 – O presidente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro, Wadih Damous, afirmou hoje (21) que a atitude da Universal, de processar jornalistas e jornais que publicam reportagens sobre o grupo religioso, ameaça a liberdade de imprensa e pode caracterizar litigância de má-fé, por dar a impressão de ter sido uma manobra orquestrada. "Trechos comuns em várias dessas ações dão a aparência de que se trata de algo orquestrado e não de uma iniciativa isolada de fiéis da igreja".

Em nota, Damous condenou a estratégia. “A OAB-RJ defende a inteira liberdade religiosa e o respeito a toda e qualquer crença, mas conclama o Poder Judiciário a não se deixar instrumentalizar por segmentos que não aceitam críticas e querem agredir a liberdade de imprensa no país, tão duramente conquistada”.

A seguir a íntegra da nota divulgada pela Seccional da OAB do Rio de Janeiro:

"A Ordem dos Advogados do Brasil, seção Rio de Janeiro, condena veementemente o uso de dezena de fiéis da Igreja Universal, em todo o Brasil, para a abertura de processos contra jornalistas que assinaram reportagens sobre os negócios daquela igreja. A OAB-RJ considera que tal comportamento ameaça a liberdade de imprensa e pode caracterizar litigância de má-fé.

Contra uma mesma repórter da Folha de São Paulo foram abertos mais de 50 processos em cidades de todo o país, fazendo com que ela seja obrigada a se apresentar nas audiências sob pena de ser considerada revel. O mesmo foi feito com o editor do jornal Extra.

Trechos comuns em várias dessas ações dão a aparência de que se trata de algo orquestrado, e não de uma iniciativa isolada de fiéis da igreja, que aparecem formalmente como autores das ações.

A OAB-RJ defende a inteira liberdade religiosa e o respeito a toda e qualquer crença, mas conclama o Poder Judiciário a não se deixar instrumentalizar por segmentos que não aceitam críticas e querem agredir a liberdade de imprensa no país, tão duramente conquistada.

Wadih Damous
Presidente da OAB/RJ"

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres