Biblioteca Arx Tourinho
        Entidades Nacionais de Advocacia
        Espaço Rui Barbosa
        Livraria
        Museu Histórico da OAB
        OAB Editora
        Projeto Memória
        Gestão 2004/2007
        Projeto de Visitação Institucional

Medalha Rui Barbosa

Augusto Sussekind de Moraes Rego
Agraciado no dia 4 de julho 1985, na gestão de Hermann Assis Baeta

Natural do Rio de Janeiro, onde nasceu no dia 30 de janeiro de 1908, formado em Direito pela Faculdade Nacional da Universidade do Brasil em dezembro de 1930, Augusto Sussekind de Moraes Rego foi um autêntico advogado, interrompendo a militância apenas quando assumiu, por cinco meses, as funções de juiz da 4ª Pretorial Criminal. Foi nomeado Advogado-de-Ofício da Justiça Militar, com lotação na 2ª Auditoria da Marinha, em fevereiro de 1938, permanecendo no cargo até 1978, época em que se aposentou por tempo de serviço.

Conselheiro Seccional da OAB do Rio de Janeiro Conselheiro Federal pelo Estado do Paraná, entre 1969 e 1985, Sussekind denunciou o cerceamento e as ameaças sofridas por advogados durante o exercício da profissão. Por atuar na defesa de diversos perseguidos políticos, Sussekind acabou, ele próprio, sofrendo pressões da ditadura militar da época. Foi preso em novembro de 1970, sem qualquer justificativa legal, juntamente com o Conselheiro Federal George Tavares e o Vice-Presidente da Seccional da Guanabara, Cláudio Heleno Fragoso.

Após a revogação do Ato Institucional nº 5, o AI-5, em janeiro de 1979, Augusto Sussekind dedicou-se com afinco aos processos políticos e na luta pela liberdade democrática ao lado de outros nomes ilustres, como Sobral Pinto, Haroldo Lins e Silva e Antonio Evaristo de Moraes Filho.

Augusto Sussekind faleceu no dia 1º de janeiro de 1987.

Conheça os agraciados com a Medalha Rui Barbosa