PROGRAMAS DE INTERCÂMBIO - REPÚBLICA DOMINICANA

Intercâmbio realizado entre o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e o Colegio de Abogados de la República Dominicana.

“La iniciativa emprendida por la OAB y el CARD de celebrar un programa de intercambio interinstitucional concitó particular interés de ampliar y expandir nuestros conocimientos jurídicos. Además, conocer la estructura orgánica y funcional de tan prestigioso gremio de derecho público, nos ha permitido apreciar la importancia de tener instituciones sólidas que garanticen el estado de derecho en las democracias modernas, como lo es, la OAB, en la República Federal de Brasil. Nos sentimos verdaderamente comprometidos en emular el trabajo emprendido por sus fundadores, y continuado por todos sus directivos y miembros a través del tiempo, logrando el establecimiento de una clase profesional respetable por la exigencia de una conducta ética en el ejercicio de la profesión en beneficio de la ciudadanía”.
(Miguel EstrellaToribio - Santo Domingo, República Dominicana)

"Estar numa terra cuja história é construída por grandes lutas políticas, certamente foi um grande privilégio. Maior honra foi constatar que esta história muito se assimila a nossa história brasileira. Realmente foi oportunidade única poder participar de momentos tão memoráveis. Quem lá esteve há de concordar com este modesto, mas sincero depoimento”.
(Carmélia Gabriela de Oliveira, Brasília-DF)

“A participação no programa de intercâmbio realizado entre a OAB e o Colegio de Abogados de la República Dominicana foi uma experiência de aprimoramento profissional sem precedentes. As atividades foram intensas e deram aos participantes uma visão panorâmica do sistema jurídico dominicano levando ao desenvolvimento do Direito Comparado em todos os temas abordados nas palestras e visitas às instituições e organizações estatais. Ademais, o programa proporcionou uma troca cultural enriquecedora. A República Dominicana é um país de povo alegre e acolhedor, de instituições em franco desenvolvimento e de profissionais do Direito combatentes e dedicados, os quais demonstram sua busca intensa por uma sociedade mais justa”.
(Danielle Ribeiro, Foz do Iguaçu-PR)

“Reputo extremamente valiosa a experiência que tive com o programa de intercâmbio. É importante conhecer a realidade da prática jurídica de outros povos e, mais ainda, atuar de forma integrada na identificação de problemas e possíveis soluções aplicáveis a cada sistema legal. Além do mais, esta iniciativa tem o mérito de romper o relativo isolamento que se percebe no estudo do Direito, diferentemente de outros campos do conhecimento”.
(Fernanda Machado Santos Carvalho, Vitória-ES)

“Ter sido selecionada neste concurso público aberto pela OAB em convênio com o Colégio de Advogados da República Dominicana - CARD foi de grande valia para o progresso de minha carreira de Jovem Advogada e Professora/Pesquisadora. A experiência jurídico-cultural está sendo indistinguível e os vínculos perdurarão para sempre. Senti-me uma Dominicana desde que lá desembarquei e o sentimento concretizou-se no momento em que fui agraciada, com a equipe, como Advogada Honorária desse País-Irmão. A OAB, assim como o CARD, são exemplos de Instituições que prezam pelo resguardo do Estado Democrático de Direito”.
(Gildeneide dos Passos Freire, Goiânia-GO)

“O desenvolvimento da tecnologia, do comércio e das comunicações levou a uma interação mundial sem precedentes. Nesse sentido, iniciativas como o intercâmbio celebrado entre a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Colegio de Abogados de la República Dominicana (CARD) são essenciais para o aprimoramento da ciência do Direito. Para mim, foi uma experiência ímpar, que certamente influenciará toda minha trajetória profissional, sobretudo pela nova perspectiva jurídica e de vida adquiridas.” (Gutemberg Pacheco Lopes Junior. São Luís - MA)

“Nestes tempos difíceis, onde o individualismo, o egoísmo e a idéia de predomínio insistem em se impor frente a ideais mais nobres, o exemplo dado e os resultados obtidos pelo intercâmbio realizado entre a OAB e o CARD constituem-se em verdadeiro exemplo de cooperação altruísta na busca do aprimoramento jurídico e ético: instrumentos fundamentais na busca da paz e da fraternidade que devem nortear as relações entre as nações”.
(Marco André S. Bacelar - Cascavel, PR)

“O Programa de Intercâmbio na República Dominicana foi de extrema relevância em todos os aspectos de minha vida, pois, além de ter adquirido vastos conhecimentos jurídicos e ampliado a visão do Direito e da Advocacia, pude conhecer uma nova cultura, estabelecer grandes relacionamentos e pôr em prática a língua espanhola. Essa experiência sempre fará um diferencial em meus passos, e seus reflexos estarão marcados durante toda a minha trajetória profissional”.
(Pedro Miranda, João Pessoa-PB)

“O Programa de Intercâmbio realizado na cidade de Santo Domingo, capital da República Dominicana, na minha opinião superou suas expectativas, tanto profissionalmente como no tratamento dispensado pelos dominicanos que nos receberam, pela dedicação do Colegio de Abogados, e principalmente pelo carinho, declarando os participantes membros de honra do CARD. Estou muito satisfeita e orgulhosa de ter participado deste projeto, sendo certo que foi de grande valia o conteúdo profissional adquirido”.
(Silvia Messias Mendes, Ponta Grossa-PR)

« voltar