Menu Mobile

Conteúdo da página

OAB requer “esforço concentrado” para aprovação da reforma política

quinta-feira, 15 de agosto de 2013 às 14h58

Brasília – O projeto de iniciativa popular Eleições Limpas foi apresentado pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, nesta quinta-feira (15), ao Grupo de Trabalho responsável pela proposta de reforma política da Câmara dos Deputados.


Marcus Vinicius explicou os pontos principais do projeto, que prevê alterações profundas no sistema de financiamento de campanhas eleitorais, vedando a doação de dinheiro por parte de empresas privadas, e que estabelece pleitos com menos candidatos e mais propostas, além de aumentar a transparência no uso das verbas de campanha e dar mais liberdade de expressão e opinião à imprensa e aos eleitores.


Marcos Vinicius sugeriu um “esforço concentrado” para a aprovação de um projeto de reforma política até setembro deste ano. O objetivo é que as medidas sejam válidas para as eleições de 2014.


O presidente da OAB apresentou, também, os números da pesquisa Ibope encomendada pela entidade, que revelam que 84% dos 1500 entrevistados querem que a reforma política valha já no ano que vem. A pesquisa apontou, ainda, 78% da população é contrária as doações de empresas para campanhas, enquanto 90% querem punições mais rigorosas para o “caixa–dois”.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres