Menu Mobile

Conteúdo da página

Presidente nacional da OAB prestigia inauguração de biblioteca do IAB

terça-feira, 13 de agosto de 2013 às 06h20

Rio de Janeiro – O presidente nacional da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, prestigiou a inauguração da nova biblioteca do Instituto dos Advogados Brasilieros (IAB), evento ocorrido na última quarta-feira (7), alusivo aos 170 da instituição.

As novas instalações da biblioteca - que antes abrigava com aperto seus cerca de 60 mil livros em uma sala no quinto andar do edifício, onde também funciona a sede do Instituto – foram cedidas por meio de uma parceria firmada há dois anos entre o IAB, a OAB-RJ e a CAARJ.

Em alusão aos 170 anos do IAB, o Conselho Federal da OAB, durante a sessão ordinária do Pleno, que ocorrerá no dia 9 de setembro, fará uma homenagem a instituição e aos seus membros.

"A atuação do IAB em diversos temas da advocacia nacional e da sociedade, com pareceres sempre bem fundamentados, o coloca na posição de guardião da cultura jurídica, da Constituição Federal e portanto, do Estado Democrático de Direito", afirmou Marcus Vinicius.

Inaugurada no dia 7 de setembro de 1895, a biblioteca possui um acervo de livros, periódicos e obras de referências entre os mais diversos ramos do Direito - algumas delas raras e de valor inestimável, como o original da Consolidação das Leis Trabalhistas, doado por Arnaldo Süssekind, membro do IAB e um dos seis integrantes da comissão nomeada por Getúlio Vargas, em 1942, para a elaboração do conjunto de leis que regulamenta as relações de trabalho no país.

Há também no espaço uma área exclusiva para publicações do próprio IAB, da OAB e das obras de Ruy Barbosa, um dos maiores intelectuais de seu tempo e presidente do Instituto entre 1914 e 1916.

A biblioteca já está aberta ao público e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2240-3173 ou no próprio local, na Av. Marechal Câmara, 210, 2º andar, Castelo.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres