Menu Mobile

Conteúdo da página

Comissão defende maior participação da mulher na OAB

quarta-feira, 17 de abril de 2013 às 12h39

Porto Velho – A presidente da Comissão Especial da Mulher Advogada, Fernanda Marinela, conclamou as advogadas brasileiras a escreverem “uma nova página” na história da Ordem dos Advogados do Brasil participando mais efetivamente das atividades da instituição. Ao lembrar que em alguns Estados o número de mulheres advogadas chega a superar o de homens, o mesmo não se reflete no Conselho Federal, cuja bancada feminina é de apenas cinco cadeiras, num universo de 81. “É preciso que a gente mude essa realidade, reescreva essa história e trabalhe para uma atuação diferente da mulher”, disse.

Durante palestra no auditório da Seccional da OAB de Rondônia nesta segunda-feira (15), Fernanda Marinela destacou alguns pontos do trabalho que irá desenvolver à frente da Comissão, dentre os quais a criação de um cadastro para identificar os principais problemas enfrentados pelas advogadas e a flexibilização dos prazos e preferências nas audiências nos casos de advogadas gestantes. “Não queremos passar na frente de ninguém, só queremos conciliar com a necessidade de amamentar e de ter o filho de forma saudável”, afirmou. “Então, é conciliar na agenda da pauta do dia, o melhor horário. Se é gestante, lactante, basta comprovar e o juiz concederá o horário mais viável dentro daquela pauta do dia”. Além disso, ela defendeu a instalação de berçários e fraldários nos órgãos do Judiciário.

Marinela também anunciou que, em 2015, será realizada a Conferência Nacional da Mulher Advogada, conforme entendimento já mantido com o Conselho Federal. Ao final da palestra, ela agradeceu o trabalho das advogadas Elizabeth Leite e Elda Luciana Melo na organização do evento.

(Com informações da Assessoria de Imprensa da OAB-RO)

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres