Menu Mobile

Conteúdo da página

Conselho Federal escolhe representantes da advocacia no CNJ e CNMP

segunda-feira, 8 de abril de 2013 às 21h55

Brasília – O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) escolheu nesta segunda-feira (08), durante sessão extraordinária do Pleno, os novos representantes da advocacia que serão indicados ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e ao Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Para o CNJ, foram escolhidos Paulo Eduardo Pinheiro Teixeira e Gisela Gondin Ramos. Já para o CNMP serão indicados os advogados Walter de Agra Júnior e Esdras Dantas de Souza.

Os quatro advogados foram escolhidos pelo voto secreto e em sessão aberta ao público, após passarem por sabatina, com a participação dos 81 conselheiros federais. Os representantes da advocacia nos órgãos de controle externo da Justiça e do MP cumprirão mandato de dois anos. Os advogados eleitos hoje pela entidade serão ainda sabatinados pelo Senado Federal e deverão ter os nomes aprovados pelo plenário da Casa, para então serem nomeados aos cargos pela presidente da República.

Candidataram-se ao CNJ os advogados Alexandre Pontieri; André Brandão Henriques Maimoni; Carolina de Fátima Alves; Gisela Gondin Ramos; José Antônio Lomonaco; José Rogério Cruz e Tucci; Marcos Roberto Arantes Narbutis; Mário David Prado Sá; Paulo Eduardo Pinheiro Teixeira; Silvia dos Santos Correia; Vitor Marcelo Aranha Afonso Rodrigues e William Gurzoni. Já ao CNMP concorreram Alexandre Pontieri; Esdras Dantas de Souza; José Antônio Lomonaco; Marcos Roberto Arantes Narbutis; Mário David Prado Sá; Walter de Agra Júnior e William Gurzon.

Confira o currículo dos candidatos escolhidos pelo Pleno:

- Paulo Eduardo Pinheiro Teixeira (CNJ)

Natural de Natal (RN), Paulo Eduardo Pinheiro Teixeira se formou na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, estado onde atua como advogado. Professor de Direito do Trabalho em diversas instituições potiguares, o advogado foi presidente da OAB-RN, por dois mandatos consecutivos, de 2007 a 2012. Atualmente, integra o Conselho Federal.

- Gisela Gondin Ramos (CNJ)

Natural de Florianópolis (SC), Gisela Gondin Ramos é advogada militante desde 1981, formada pela Universidade Federal de Santa Catarina. Na Seccional catarinense da OAB, foi conselheira e integrou a diretoria no triênio 1998/2000. Atuou como como conselheira federal nos triênios 2004/2007 e 2007/2010. Em 2012, assumiu novamente a vaga no Conselho Federal, onde permanece até os dias atuais. É autora de inúmeras obras jurídicas e membro efetivo do Instituto dos Advogados do Brasil (IAB).

- Walter de Agra Júnior (CNMP)

Natural de Campina Grande (PB), Walter de Agra Júnior graduou-se pela Universidade Estadual da Paraíba em 1997, tem especialização em Direito Processual Civil e mestrado em Direito Processual pela Universidade Católica de Pernambuco. Na OAB da Paraíba, foi conselheiro seccional de 1997 a 2006 e, no Conselho Federal, atuou como conselheiro, além de presidir a Comissão Nacional de Exame de Ordem entre 2010 e 2012. Atualmente, integra a OAB Nacional como conselheiro federal.

- Esdras Dantas (CNMP)

Natural de Caicó (RN), Esdras Dantas de Souza ingressou na advocacia em 1979, após graduar-se pela então Faculdade do Distrito Federal – CEUB. Pós-graduado em Direito Público Interno, já foi professor em instituições de ensino superior. Na OAB-DF, foi conselheiro seccional por cinco mandatos e presidiu a entidade de 1991 a 1995. Foi conselheiro federal por quatros mandatos consecutivos e ocupou o cargo de diretor-tesoureiro da OAB Nacional, no triênio 2001/2004.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres