Menu Mobile

Conteúdo da página

Entidades querem fiscalizar e cobrar resultados de CPI

quarta-feira, 18 de abril de 2012 às 19h29

Brasília – Fiscalizar e cobrar resultados das comissões parlamentares de inquérito, especialmente a nova CPMI que irá investigar as relações de membros do Congresso Nacional com o empresário Carlos Cachoeira. Essa foi a conclusão de encontro nesta quarta-feira (18) do presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, com representantes de movimentos de combate à corrupção e os senadores Pedro Simon (PMDB-RS), Pedro Taques (PDT-MT) e Randolfe Rodrigues (PSol-AP).
 

Para que esta fiscalização se efetive, será encaminhado ao Congresso ofício solicitando que seja formalizado um comitê de acompanhamento dos trabalhos da CPMI, integrado por representantes a sociedade civil organizada. “O que se busca é participação popular no acompanhamento das CPIs, para que essas possam apresentar resultados efetivos”, afirmou Ophir Cavalcante. “As CPIs tem sido um jogo de partidos sem grandes consequências. Por isso é necessária a participação da sociedade, fiscalizando os trabalhos e cobrando  resultados. Somente assim esta CPI, e tantas outras, irão apresentar resultados rápidos”, afirmou o senador Simon, em apoio à ideia. A leitura do requerimento de criação da CPMI está prevista para às 10h30 de amanhã.
 

Durante a reunião, a OAB foi convidada a participar da III Marcha contra a Corrupção, que será realizada às 10h do feriado de 21 de abril, na Esplanada dos Ministérios. Também participaram da reunião, no Gabinete da Presidência da OAB Nacional, o vice-presidente da Seccional da OAB do Distrito Federal, Emens Pereira; o representante do Movimento Brasil contra a Corrupção, Rodrigo Montesuma; a representante do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), Jovita José Rosa, além de integrantes de outras entidades representativas da sociedade civil.

Recomendar

Relatar erro

O objetivo desta funcionalidade e de reportar um defeito de funcionamento a equipe técnica de tecnologia da OAB, para tal preencha o formulário abaixo.

Máximo 1000 caracteres